1 de jul. de 2015

Guia de Viagem | Valle Nevado x Bariloche


Como o inverno e o frio já nos fazem companhia e irão fazer por mais algum tempo, vem sempre a vontade ver a neve e esquiar. E como, não tão distante do nosso Brasil podemos satisfazer esse desejo, nos perguntamos: Mas qual destino escolher? Valle Nevado ou Bariloche? Chile ou Argentina?

Cada destino reserva suas surpresas, belezas e atrações diferenciadas e são sobre elas que vamos falar hoje, mas vejam só, ambos nos oferecem montanhas branquinhas de neve a partir do final de Junho até meados de Setembro. 

A primeira diferença entre os destinos é que, enquanto Bariloche é uma cidade pequena, com excelente infraestrutura ao redor da estação de esqui - o Cerro Catedral - Valle Nevado é um resort entre as Cordilheiras dos Andes localizado a cerca de 50 km de Santiago, a capital chilena.

Quando visitei Valle Nevado, me hospedei em Santiago e visitei a estação durante o dia, com uma empresa de transportes que oferece esse serviço por lá mesmo. Fiz um bate e volta e achei tranquilo. Já em Bariloche, a distância entre a principal estação de esqui e o centro da cidade era de aproximadamente 19 km, muita mais perto e comôdo, pois a estrada não apresenta tantas curvas como a do Valle Nevado para subir até a estação.

As atrações são bem diferentes. Para quem é expert em ski, que não é o meu caso ahahaha, Valle Nevado é uma ótima opção para praticar o esporte, já que montanha conta com vários níveis de dificuldades. Mas se seu objetivo é apenas curtir a neve, não há nenhum teleférico que leve admiradores até o topo da montanha, apenas o que estão equipados para descer a montanha com o ski ou o snowboard. A única opção que você terá nesse caso então, será observar os campeonatos e os tombos dos iniciantes, do restaurante que tem na montanha.

Já em Bariloche é possível fazer o passeio até o topo mesmo sendo apenas visitante e não quer se aventurar no esporte. E se ainda assim você tem vontade de pelo menos tentar, a base do Cerro Catedral conta com toda uma infraestrutura para que você possa começar a praticar o ski ou snow, sem precisar correr o risco de sair rolando ou ser atrupelado por um profissional nas pistas com níveis mais difíceis.

A infraestrutura de Valle Nevado é única e conta com apenas uma opção de restaurante e loja para aluguel dos equipamentos, logo a pechincha está fora de cogitação. Optamos alugar pelo menos as roupas ainda em Santiago porque eram mais baratas e deixamos apenas os equipamentos para alugar já na montanha.

Em Bariloche também não foi diferente, alugamos nossas roupas na cidadezinha e os equipamentos na montanha. No entanto, a infraestrutura é totalmente diferente, com diversas opções de restaurantes e lojas para todos os bolsos e gostos, escolas de esqui e snow, tem até um shopping no Cerro Catedral.

Quanto as atrações que vão além do esqui e snow, acredito que Bariloche oferece muito mais diversão e passeios na neve do que Santiago em si. Tem passeios como: caminhadas com raquete, esquibunda no Piedras Blancas - meu preferido -  passeio de quadriciclo na Noche Nórdica (sim, é feito durante a noite mesmo) e snowmobile no Refúgio Arelauquém, ambos pilotados por você mesmo.

Já em Santiago no Chile, as atrações vão além de Valle Nevado, passando por Farellones, onde tem um snowpark com tubing, ou seja, tobogã de bóias e tirolesa e a estação El Colorado com pistas para iniciantes do ski.

Em relação a paisagem, nenhum dos dois destinos deixa a desejar. Bariloche é cercado pela Cordilheira dos Andes e o Lago Nahuel Huapi. Em diversos pontos da cidade existem mirantes que você pode admirar diferentes paisagens, de diferentes ângulos. As construções são bem rústicas e se você gosta do sossego de uma vilazinha vai amar Bariloche.

Em Santiago, também é possível apreciar a beleza da Cordilheira dos Andes cercando a cidade, mas
diferentemente de Bariloche, Santiago é uma cidade movimentada, com grandes prédios e construções características de uma grande metrópole. Há também a parte histórica da cidade, então se você gosta do agito das grandes cidades, unida com uma parte histórica, vai gostar de Santiago. Quando se sobe até a montanha então, é possível ficar cara a cara com os paredões intocáveis da Cordilheira e boquiaberta com os abismos.

Então, já resolveu qual será seu próximo destino? Me conta aqui :)

4 comentários:

  1. Amei o post sobre a viagem, adoro esse tipo de post pois me ajuda bastante resolver pra aonde quero ir nas ferias....

    Bjuuu lindona

    http://adrianaurata.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, que bom que gostou e espero que esse te ajude nas suas próximas férias :)

      Beijos

      Excluir
  2. Amei o post. É ótimo termos conhecimento das coisas antes de cair de paraquedas no lugar sem saber de nada kk.
    http://blog-todagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, sim quanto mais pesquisarmos sobre o lugar, melhor né? Hhahah

      Beijos

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :( ( :) ) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd